SOBRE BLOQUETE
Não é novidade que o famoso Bloquete blocos feitos para
pavimentação intertravada são os queridinhos do momento. De enorme
versatilidade, a peça traz consigo grande praticidade na execução de pisos
externos, assentados através do encaixe e travamento do Bloquete diretamente
sobre o solo, sem a necessidade de contra piso. Contudo, apesar do ar de
modernidade que seu conceito traz, a utilização dos pavimentos intertravados
pela humanidade é antiga e remonta há milhares de anos. No império romano, por
exemplo, um conceito similar foi utilizado para pavimentação das vias: a
princípio, pedras brutas deram origem aos primeiros pisos intertravados que,
por conta de sua estrutura irregular, acabavam dificultando a passagem de
pedestres e tráfego dos veículos de tração animal; a fim de facilitar e tornar
o passeio mais transitável, os romanos passaram a utilizar, então, pedras
talhadas e moldadas manualmente, de forma a proporcionar melhor ajuste no
encaixe entre elas. Foi somente no final do século XIX que o concreto passou a
ser utilizado na produção dos blocos pré moldados e ganhou força após a segunda guerra mundial, em países que necessitavam de reconstrução, por se mostrar uma
opção de fácil instalação e preço mais baixo em comparação a outros sistemas. A
partir dos anos 60, esse tipo de pavimento já estava presente em grande parte
da Europa, e com o tempo, já no final da década de 1970, países como Estados
Unidos e Japão também passaram a utilizar em larga escala. Nesse período,
outros formatos de blocos, além do usual tijolinho já haviam entrado para o
mercado, possibilitando diferentes paginações no solo. Foi ainda na década de
70 que o pavimento intertravado finalmente chegou ao Brasil, e desde então tem
passado por diversas modificações e avanços, consolidando-se como uma das
principais opções de pavimentação externa. Atualmente, existem diferentes
formas de fabricação destes blocos, que vão desde o formato com argamassa
prensada até o concreto polido. 2010 foi o ano em que o Bloquete entrou para o
catálogo três marias. O tipo de bloco fabricado desde então, pela empresa, é o
de concreto polido. Estes produtos são feitos de forma artesanal diferente do
modelo prensado em maquinário, seguindo rigorosamente as normas técnicas
brasileiras pertinentes, e recebem uma nata de concreto sobre a parcela de
concreto usual, o que cria o aspecto liso da peça, sem perder a qualidade
antiderrapante. O nome polido é atribuído popularmente de forma a diferenciar o
Bloquete prensado do liso. Confira as principais vantagens deste
pavimento. Por ser um bloco pré moldado, traz diversas opções de desenho,
possibilitando a criação de ousadas e criativas paginações no solo. Não
necessita contra piso, uma vez que deve ser encaixado sobre uma camada de pó de
pedra, barateando os custos da obra. A facilidade de colocação é enorme, uma
vez que seus modelos já vêm prontos para o travamento. Imediatamente após sua
finalização, o tráfego já está liberado diferente do concreto usinado, por
exemplo, que necessita de um tempo de espera para secagem. Em caso de obra em local
onde existam Bloquete reformas, passagem de galerias públicas ou outros, o
bloco pode ser retirado e recolocado sem necessitar de destruição como em
locais com contra piso, por exemplo. O Bloquete pode ainda ser realocado para
novo local retirado e recolocado, criando outro ambiente se necessário. Existem
normas técnicas para a fabricação do Bloquete, garantindo resistência e
durabilidade. A manutenção é praticamente nula para pisos produzidos de acordo
com as normas técnicas. Bloquete em concreto podem ser tingidos tanto durante o
processo de produção quanto após sua colocação, quantas vezes forem necessárias
no caso de optar por trocar a cor do piso, por exemplo. A opção polida possui grande conforto para o rolamento: é agradável andar a pé sobre o piso, bem
como transitar com veículos, atende requisitos de acessibilidade para pessoas
com mobilidade reduzida. São naturalmente antiderrapantes. Reduzem a absorção
de calor na superfície, melhorando o conforto térmico. Os custos são
inferiores, se comparados, a médio e longo prazo, com outros tipos de
pavimentação, principalmente pela redução do risco de retrabalho.
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